top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

À deriva

Você já se viu ou se sentiu à deriva?


Ah! Antes de mais nada, oláaaa! Tudo bem com você?

Aqui tá tudo.. tudo bem a deriva! Hahaha

Se eu fosse um navio, ... não quero pensar que seria o Titanic, afinal ele bateu em um iceberg, rachou, afundou e já era!


Prefiro não pensar em nenhum navio famoso porque na grande maioria ou eles afundam ou desaparecerem, tipo navio pirata!

Mas também não direi que sou uma jangada e nem muito menos um bote de garrafa pet! Mas assim... sendo qualquer coisa do gênero, tenho me sentido à deriva.


Imagine você, capitã/capitão de uma embarcação (você imagina a sua e eu a minha ehheh), como tripulantes você tem seus conhecimentos, seus aprendizados, sua coragem, seus medos e anseios, tudo ali espalhado pelo convés e por outros compartimentos da sua embarcação que é movida de acordo com o vento.

Bateu uma bad no tempo e ele não quer ventar!!! Tá fazendo greve! Nadica de nada de ventinho! Ar paradão! E a embarcação toda num alvoroço, borbulhando e se debatendo pra saber pra onde ir, ou melhor COMO FAZER pra seguir em frente ao seu destino que você sabe muitíssimo bem qual é!


O rádio da embarcação apitando toda hora perguntando a posição que você se encontra, pra poder te ajudar a sair dali e, de tanto pensar 24 horas diárias, o Tico e o Teco estão se sentindo esgotados! E a tripulação falando sem parar, a cada segundo do seu dia! E você não sabe nem o que responder pro socorro que vem do rádio!

Você, no desespero, na ânsia de querer salvar tudo, com aquele oceano de direções, pularia da sua embarcação e navegaria sozinha/o no bote pra se salvar? Lembre-se de que os conhecimentos não irão junto, nem a coragem e nem os medos.


"Mas se o medo não estiver junto, será um tanto melhor!"


Hmmm sei não hein? Em certos casos o medo tira a gente de umas enrascadas bem fodidas porque a gente é freada por ele e faz a gente pensar se vai ou se fica. Nem a sua intuição está contigo!

Vocé sairia sozinho mesmo assim?

Ou tentaria organizar a sua tripulação, delegar as tarefas pertinentes a cada um e assim conseguir responder no rádio qual a sua posição e em que direção você quer seguir?

A segunda opção parece ser a mais prudente, né?

Pois é... e aí eu te pergunto... o que é que nos paralisa? Por que é que os passos pra frente teimam em ficar na inércia? Medo de mais? Ou falta de vergonha na cara mesmo?


Orientações a gente sempre recebe, daquelas pessoas que a gente tem profundo respeito (e espíritos também que, no caso eu, tenho profundo respeito), mas caralho.. que que acontece que continua uma bagunça?


Falta de acreditar? Medo de não dar certo? Receio de meter os pés pelas mãos?

Mas isso tudo a gente sabe que, se der ruim, é só tentar outro plano! Mas.. de novo.. que porra que acontece?


Potencial todos temos! E por que que a gente não usa? Ou é medo de usar?

Uma vez eu li que existem pessoas que tem medo de ser bem sucedido, medo do sucesso... às vezes penso nisso...

Será que o medo é de dar certo e decolar? Mas não faz sentido ou talvez faça dependendo do que aconteceu em meio a trajetória de vida desde quando a gente era menor que um amendoim!

Da geração, do período gestacional da mãe, da relação dos pais com o amendoim no mesmo período. Aí vem o nascimento, a infância, etc etc...

Será que no meio desse caminho aí algo foi podado demais e caiu no esquecimento dentro da gente? E a gente trancou num lugar tão bem trancado que nem lembra onde foi que colocou a chave do cadeado?


Nossa! Não quero pensar que eu já nasci à deriva! Hahahaha poooorra, é tempo demais!


Desde que eu arrume a embarcação junto com a minha tripulação e a gente não bata num iceberg, assim que começar a bater uma brisa, eu sei que saio da deriva e sigo pelo mar, que é lindo! Um pouco assustador talvez, mas lindo demais pra deixar escapar!

Que ce acha?

Vamos sair da deriva e seguir pelo oceano?

Mas sempre lembrando de que o/a responsável pela nossa vida é a gente mesmo, assim como os mares por onde navegamos!


Boa sorte pra gente!


Beijoca!

Posts recentes

Ver tudo

2 comentarios


andre macedo
andre macedo
28 jun 2023

Adoro suas metaforas.

Acho que temos fases na vida.

Tem fase que o medo nos freia.

Tem fase que a preguiça nos paralisa.

Mas a grande questão é saber se queremos mesmo navegar por esses mares.

Precisamos?

Queremos ?

A duvida costuma vencer.

Me gusta
Simone Komatsu
Simone Komatsu
28 jun 2023
Contestando a

As dúvidas sempre pairam no ar....

Me gusta
bottom of page