top of page
Buscar
Foto do escritorSimone Komatsu

A nós, Mulheres




E o dia das Mulheres chegou! Eu ainda acho que todo dia é o dia das mulheres mas como isso é uma opinião minha, vamos seguir o que diz o calendário (risos).

Mulheres que trabalham fora ou em casa, que acordam cedo, que cuidam de uma família, da casa, do seu parceiro, dos seus filhos, da roupa que vai usar para trabalhar, das refeições de casa, das compras no mercado, da feira, .... enfim, MULHER!

Na clínica onde trabalho, atendo várias mulheres casadas ou solteiras, jovens ou na melhor idade e percebi que cada uma, em determinado estágio ou ponto da vida, esquecem-se de que são mulheres e que não cuidam mais de si.

Ok, entendo que quando se casa e vem os filhos, aquela liberdade de se passar horas no salão fazendo cabelo e unhas fica um pouco mais prejudicada porque a atenção fica toda voltada à(s) criança(s) e todo pensamento com relação a tudo é para ela(s).


Gostaria de lembrá-la(s) que mesmo com mais atribuições familiares, vocês continuam sendo mulheres, com um corpo que merece um hidratante, um cabelo que merece ser cuidado, as unhas que merecem ser tratadas. Talvez com menor frequência de como era antes, mas o cuidado é merecido e sempre será.

Quanto mais carinho nós nos dermos, mais carinhosas nos tornaremos e mais amor demonstraremos junto àqueles que nos cercam e a nós mesmas.

Ao nos “maltratarmos”, ficamos de mal com o dia, de mal com a vida, de mal até com o coitadinho do pet que queria apenas um afago na orelha.

E aí nos alimentamos mal também porque nos queixamos de que não temos tempo de comer porque as crianças precisam ser alimentadas ou nos atrasaremos para o trabalho.



Ao fazermos isso, acabamos comendo, literalmente, qualquer coisa! E essa qualquer coisa, vai ser aquele tipo de alimento pobre em todos os tipos de nutrientes. Lembrando aqui que eu não sou daquelas radicais que abominam um lanche de vez em quando!! Pelo contrário, eu como também! Mas não com tanta frequência. Fica a dica!

A maior queixa das minhas pacientes é: “que horas eu vou conseguir preparar minha comida?”.

Como sou nutricionista, procuro dar dicas que sejam as mais práticas possíveis e dentro da vida real de cada uma.

Por exemplo, existem preparações que podem ser feitas em casa e serem congeladas. Elas ficam pré-preparadas no congelador só te esperando para estar totalmente prontas para serem consumidas.

“Então já que eu posso comer comida congelada, eu vou comprar no supermercado porque já estão prontas e é só esquentar no micro-ondas”!

Por favor, não faça isso! Produtos ultra processados estão cheios de gordura saturada, sódio, temperos que não são temperos, aditivos químicos, tudo aquilo que vai favorecer NADA a sua saúde e seu bem-estar.

Ao preparar sua própria comida em casa, se tiver filhos, chame-os para ajudá-la na cozinha.



Sim, vai ter bagunça, mas aproveite este momento para ensiná-los e mostrá-los os alimentos que eles comem. Muitas crianças e até mesmo adultos não conhecem e não sabem o que estão comendo. E divirta-se com as respostas, com as caretas, com tudo!

Por que não fazer um bolo de cenoura? Ou de banana? Bater um suco natural com uma fruta e um legume ou verdura (beterraba com laranja ou couve com laranja, por exemplo).

As mulheres que moram sozinhas e vem até a clínica se queixam do mesmo problema. Quando o assunto é alimentação, a queixa parece ser a mesma: que horas mesmo que eu vou conseguir cozinhar para mim?

Outra grande queixa é: “fazer comida para uma pessoa só é muito chato e eu detesto comer sozinha. Então eu como o que tiver na geladeira ou no armário, o que normalmente acaba sendo pão com frios”.


Aprecie a sua companhia. Aprecie fazer comida para si, agrade-se. Faça desse momento consigo, um momento único, agradável, prazeroso! Aproveite para se conhecer, saber de suas vontades e seus mais profundos desejos, daqueles do fundo da alma e que somente ouvindo seu coração é que a descoberta vai ser feita.

Você pode até se produzir para jantar! Oras, por que não? J

Mulheres, a conexão principal é você com você mesma. Não é esse ou aquele ou qualquer outra coisa ou pessoa que vai nos trazer a felicidade ou nos fazer felizes. É a gente com a gente mesmo.

Então, desejo que sejamos todas felizes, de dentro para fora e para o mundo!!

Feliz Dia Internacional das Mulheres! <3



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orfandade

Simplicidade

Comentários


bottom of page