top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

Alimento x Desperdício

Oláaaaaaa!!! Tudo bem?


Tivemos tempos difíceis... bem... o da pandemia até que está se acabando mas ela trouxe muita coisa ruim junto com ela.

Mas vou citar uma coisinha que ela trouxe e que nós não percebíamos antes dela. Ela trouxe o tempo ou talvez o aprendizado para a organização do tempo!

Repararam que conseguimos ter tempo para cozinhar? Para criar na cozinha e preparar nosso própria comida e melhorar a nossa nutrição? Mas foi tirado de nós o poder de ir e vir das feiras livres e supermercados para nossas compras devido ao distanciamento social.

Mas tivemos a "sorte" de termos tido pessoas que fizeram o serviço de delivery e assim não ficamos totalmente sem suprimento dentro de nossas casas.



E agora que estamos indo em direção ao "normal", como vocês tem se preparado com relação à sua alimentação? Tem planejamento sobre o que vão comer e/ou cozinhar? Do que você tem se alimentado? Voltou a rotina de junk food?




Hoje, almoçando, olhei para a mesa onde tinha uma mistura, um tipo de salada, arroz e feijão. Comi pensando no que tinha na mesa. Terminei de me alimentar e cheguei à conclusão de que o que tinha ali tinha sido o suficiente para me alimentar e me nutrir. Sem contar a laranja de sobremesa! Uma laranja!


Então, continuei indagando se é realmente necessário ter uma variedade de pratos todos os dias, às vezes pratos diferentes duas vezes no mesmo dia, no almoço e no jantar.

Para quem não gosta de comida requentada, a comida de ontem ou da hora passada, isso seria um total desperdício, afinal o que foi preparado, o caminho certo será o lixo (infelizmente!!!).



Mas para quem não se importa em comer comida requentada, talvez seja uma solução. Eu não ligo em requentar ou congelar a comida, não vejo problema alguma em comida do dia anterior ou da hora do almoço para comer no jantar. Aliás, deixo aqui uma dica para os diabéticos: o arroz amanhecido ou congelado é melhor do que o arroz fresco, porque a carga glicêmica dele (a quantidade de açúcar) baixa um pouco. Existem benefícios nos alimentos amanhecidos!!


Estamos em um momento em que os hábitos com relação aos alimentos devem ser reavaliados para não ocorrer o desperdício. Moramos em um país onde a fartura de frutas, legumes e hortaliças é bastante grande, mas isso não significa que podemos jogar fora metade do que compramos. Aí temos um desperdício de alimento e de dinheiro. Sem contar no preço do gás!!! Geeente!!! Que absurdo é esse?!


Mudanças assustam sim, mas neste caso, com relação aos alimentos, acredito que seja uma mudança benéfica a todos. Por que digo isso?

Porque a partir de agora nós passamos a enxergar a importância de fazer nosso próprio alimento, a maneira como ele é feito. A importância dos produtores, porque sem eles não teríamos nada! E sem os alimentos que nos dão vitaminas e sais minerais teríamos outros tipos de problema de saúde.


É um ciclo! Comer bem, beber água, dormir bem, acordar bem, trabalhar bem, sentir-se bem, fazer atividade física de que goste e assim ter a imunidade boa pra bater de frente e ganhar a briga contra os vírus e bactérias e tudo que pode nos fazer mal.



Façam tudo com amor (e façam amor, por que não? :)), cozinhem com carinho, ofereçam a seus filhos alimentos de boa qualidade, alimentos que nutram e não somente alimentem. A nutrição se faz necessária em um momento tão delicado como o que estamos passando atualmente. E mais uma vez....ÁGUA DO FILTRO DE BARRO!!!


Não economize sorrisos, já que os abraços e beijos estão escassos.

Não economize nutrição, já que o momento pede uma nutrição mais adequada.

Não economize tempo quando o assunto for nutrir-se e nutrir aqueles que queremos bem.

Não economize afeto, mesmo sendo apenas pelo seu olhar. Aliás, vou ser cliché agora: “um olhar diz muito mais que mil palavras”.

Olhe nos olhos, fale com o olhar! Aquele brilho lá de dentro do olho vai trazer um calorzinho gostoso na sua alma! <3




É tempo de continuar colocando para fora a força que temos dentro de nós. Essa força que pode ser usada quando estamos na cozinha preparando nossa comida. Força da coragem, do afeto, do carinho. Força essa que nenhum alimento industrializado pode nos dar.

Fiquem bem, se alimentem bem! Alimentem-se de sentimentos bons também! Jogue fora o que não te serve, isso não é desperdício!


Abraaaaaçoooooo para aumentar a ocitocina!!!






59 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários


Cintia Melo
Cintia Melo
22 de mar. de 2022

Parabéns.... Enfim um lugar pra chamar de seu......

Curtir
Simone Komatsu
Simone Komatsu
23 de mar. de 2022
Respondendo a

Sim!!!! Tô adorando esse cantinho.. meu! :)

Curtir
bottom of page