top of page
Buscar
Foto do escritorSimone Komatsu

C'est imposssible! É muito difícil!

Atualizado: 25 de abr.

Uh lalá!

Français!

Ahahahah, bem que eu gostaria de escrever um textaço todinho em francês que fosse possível ser lido e que tenha sentido! Eu vou chegar lá! É impossível hoje, mas ainda dá tempo de estudar e mandar ver nisso!

A foto abaixo mostra a Sacre Coeur, em Paris! Ai, que lugar lindo! Socorro!<3


Tudo bem com você?

Eu tô bem! E como não poderia deixar de ser, o meu "nada" é bem inspirador ... estava eu, simplesmente, escovando meus dentes, vagando pela minha mente e comecei a pensar em coisas possíveis e o que eu ouço toda semana sobre ser difícil ou impossível. Vou te contar um pouco do meu dia a dia da minha vida de nutri!


Como eu já te contei, eu atendo em uma clínica já há algum tempo. E nesse tempo todo, existe algo que muda nunca, que é a ideia do que é impossível mudar. Bom, é o que eu ouço todo dia. Isso não é uma crítica, ok? Eu digo de forma generalizada porque eu ouço os mesmos comentários vindos de colegas e de outros profissionais de áreas distintas.

Pois bem, logo que comecei a atender, eu tinha ainda aquela coisa engessada de faculdade, sabe? Por ter ficado longe da profissão por um tempaço, eu me desatualizei e depois corri atrás do preju pra me "modernizar" e conhecer as várias coisas que haviam mudado e que todo dia tem alguma novidade!

No GiF abaixo, o Mr Bean é a atualização tentando a todo custo me fazer me mexer e me atualizar ahahahahahahha


Te digo que, se for falar pra alguém fazer as coisas engessadas, pode não ser impossível, porém é difícil, monótono e um saco! Quando a gente abre a mente e o coração pras novidades, a gente vai percebendo o quão penoso uma orientação pode ser e isso faz com que o atendido, fique realmente desanimado, traumatizado e passa a odiar a classe toda de profissionais da mesma área. Isso é em tudo! Mas isso não significa que o tudo ou o todo seja ruim pra p0rr@! Veja bem... vamos abrir a mente e o coração, ok?


Temos alguns pilares (acho que posso chamar de pilares, porque esses são as bases que nos dão sustentação) essenciais, que todo mundo sabe de cor e salteado, de trás pra frente, de cabeça pra baixo e até invisível, mas que a grande maioria não se dá conta da importância deles pra vida cotidiana e, consequentemente, tem a ver com a sua longevidade. São eles:

  • DORMIR bem;

  • beber ÁGUA suficiente;

  • praticar EXERCÍCIO FÍSICO e não ATIVIDADE FÍSICA;

  • comer COMIDA DE VERDADE.


"Ahhh, sua chata! Você disse que não é engessada, e tá dizendo a mesma coisa que aprendeu na faculdade!"



Meu bem, nem lembro de ter ouvido algum professor, lá na época do tiranossauro Rex, que foi quando estudei, de ter falado sobre dormir/descansar ou focar tanto em consumo de água como é hoje em dia! Talvez, tiranossauros não precisassem descansar, né? ahahahah Tô brincando! Até o T-Rex ficava cansado, se não ele não apareceria dormindo em cenas de filmes ahahahhhha



Brincadeiras a parte, dos 4 pilares que citei acima, quantos deles você põe em prática todos os dias?

  • Como você avalia seu sono?

  • Qual o seu consumo de água? Ótimo, bom, regular ou ruim pra caramba?

  • Faz exercício físico em academia ou estúdio ou caminhada ao ar livre? Ou só faz atividades como ir ao trabalho a pé com mochila ou bolsa pesada e calçado inadequado ou quando faz as atividades de casa, tipo, varrer, passar pano, lavar banheiro (dessa eu gosto pra liberar raiva ahahahhah e já te contei isso também!), etc?

  • Que tipo de comida é mais usual no seu dia a dia? Leva marmita pro trabalho? Compra marmita de algum lugar ou os de promoção do aplicativo (não vou citar o nome porque eu não ganho nada fazendo propaganda de "grátis", mas você sabe de qual app eu tô falando, certo?)? Come qualquer coisa, porque qualquer coisa serve pro intervalo de 10 minutos na hora do almoço de 1 hora porque vai ter uma reunião? Um pacotinho de bolacha que "encontrou" perdido na gaveta da mesa do ecritório "salvou a vida" e quando comeu praticamente TUUUUUUDO, percebeu que tava mofada?

E eu vou parar por aí, né... porque se não esse texto vai ter parte 1, 2, 3 e etc....


Mas a minha questão é: O QUE TORNA TUDO IMPOSSÍVEL OU MUITO DIFÍCIL de mudar?

Eu sei que a vida de cada um é diferente, o estilo de vida, a cultura e a tradição familiar, juro! Entendo tudo isso!

O que eu tento entender de todos, dentro de uma consulta, é entender onde foi que os pilares acima se perderam. Eu não tenho preguiça de tentar entender pra conseguir ajudar na organização dos pilares. Pelo contrário! Tenho prazer em fazer isso, porque é gratificante de mais ver o paciente/cliente se sentindo descansado, hidratado, se exercitando e reaprendendo a se alimentar melhor.

E eu nem tô falando da questão de comer verduras, legumes e frutas que é a maior briga de ringue que eu sofro toda semana! Pensando bem aqui... não sou eu que sofro, né? Mas o que eu quero dizer é que isso também faz parte da mudança! Eu sempre digo que não precisa gostar de todos os verdes, todos os legumes e todas as frutas! Mas reforço a importância do experimentar, de se dar a chance de provar coisas novas e descobrir novos sabores!


"Hmmmmm novos sabores.... tá sabendo da hamburgueria nova que abriu? Uuuuiiii delícia, hein? Até o alface e o tomate que tem no lanche são gostosos!"


Ai, ai..... então, né... pois é.... perdi o rumo dazideia..... socorro! Preciso me recompor!


Ufs, pronto! Voltei! E voltei com pergunta! Por que que é super possível comer lanches mais de 2 vezes por semana e impossível ou difícil de lembrar dos pilares todo dia e colocá-las em ação??

Se a gente tiver nossa base boazona, com boa sustentação, o impacto de comer lanches que a saúde sofre, não seria tão enorme. Impacto de maneira negativa que eu digo, tá?


"Mas eu fico tão, mas tão, mas tãaaaaao feliz quando eu compro aquele combo que vem batatinha frita, hamburguer e refri de 500ml! Ah, o refri é diet, tá?"


Ahhhh CAAAPAAAAAAAAZ!! CAPAZ! Alguém vê lógica nisso? Nenhuma né? Pois é... não tem mesmo! Maaaaaaassssssssss, eu vou te confessar uma coisa. Eu era gordinha na adolescência (menos do que quando fui pro Japão, mas era grande), e eu também fazia isso, tá? Eu me enganava com o refri diet e achava que tava abafando no pedaço! Beber aquele refrigerante ruim ahahahahaahahah e comer lanche e batata frita (que nem é batata de verdade). Ilusão, né? E não adiantava muita coisa, porque após 5 minutos de ter acabado com a bandeja toda, vinha a culpa: nossa, não deveria ter comido tanto! Deveria ter pedido água ao invés de refrigerante.


Era possível ter escolhido outro lugar e outra coisa pra comer? Até era!

Não teria se tornado um problema pro meu corpo e pra minha saúde, se fosse de vez em quando e não toda semana, fora as bolachas recheadas, os achocolatados, mais refrigerante em casa, etc, que eram todos os dias! Mas eu comia comida também, tá? Nossa, eu comia muito! hahaahahah

Eu tenho loucura por batata frita, tá? Sou a louca da batatinha! Gosto muito, de verdade! E não, a personagem do Round Six não foi inspirada em mim quando ela diz "batatinha frita 1,2,3". Eu compro a batata, lavo com casca e tudo, bem lavadinha, corto em palito, frito e como. Como com gosto! E se tiver ketchup, melhor!

Se você tiver air fry, segundo a minha cunhada, a melhor batata pra esse tipo de panela é aquela da casca cor de rosa. Fica sequinha! Não precisa descascar! Lava a casca direitinho, corta, tempera e dá-lhe air fry! E já era! Crocaaaante!! Já experimentei!

E não deixa de ser batata frita, mas são de maneiras diferentes de serem preparadas.


Muitas vezes, a gente acha impossível isso ou aquilo ou muito difícil de fazer tal coisa, por uma leve desorganização diária. Imprevistos também podem acontecer e isso faz parte do dia a dia de toooooooodo ser humano! Até dormindo a gente pode ter um imprevisto! Oras, uma dor de barriga no meio da madrugada, por exemplo, é um imprevisto que atrapalhou o descanso! Então, acontecem coisas que não são do nosso controle!

Mas será que o que você acha impossível ou mega difícil é algo controlável por você? Se for, que atitudes você pode ter pra melhorar a sua vida, a sua saúde e o seu bem estar?

É você que controla a vontade de comer doce ou você está sendo controlado/a pelo açúcar?

O que te leva a pensar que aquele alimento X mega-super-ultraprocessado é indispensável para o seu dia a dia, para a sua vida?

O que te faz pensar que dormir ou descansar o corpo, quando ele pede pelamordedeus, perda de tempo?

Se você diz odiar exercícios físicos, já parou pra pensar que existe uma gama de modalidades que você pode experimentar antes pra saber se realmente detesta todos? Uma aula de dança pode ser uma boa ideia, se você gostar de dançar.

"Odeio água!" Essa coitada sofre! Mas quem sofre mais, com a sua falta ou ausência, é o corpo, desde a cabeça até os dedos dos pés! E te digo que, se o cérebro tá sofrendo porque ele tá desidratado... teremos problemas!


Você já parou pra pensar em tudo isso? Já parou pra pensar que não é o pobre pão o vilão causador do aumento de peso? Que não é o arroz com feijão?

Mas sim, algum pilar que esteja enfraquecido e que necessita de mais atenção, sofrer uma reforma e ficar forte de novo?


Quanta coisa, né? É um assunto que eu amo tanto! Porque, eu repito aqui, é um sentimento surreal quando eu vejo que alguém passou a se olhar com olhos amorosos por si, com um carinho de um valor imensurável e sentindo prazer em cada mudança de hábito alcançada e que não foi com tortura, sofrimento, irritação e ódio por mim ahahahahahha

Sei que algumas pessoas que leem meus textos já foram atendidos/as por mim! Agradeço por cada um de vocês terem SE abraçado e SE engajado nas mudanças de hábitos pela SUA saúde e SUA felicidade!


Grande beijo!


Posts recentes

Ver tudo

Orfandade

Simplicidade

Comments


bottom of page