top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

COMER, COMER, COMER!!

Aaaaaaaaain!! Existe coisa melhor do que comer?? Comer quando a gente tá sentindo aquela fome!!! E encher a pancinha!!! Oooo delíiiiicia!!



Comer é uma maravilha, não é?!! O ato de comer e se deliciar com algo de que gosta muito sempre remete a muito prazer. Mas será que sabemos nosso limite com relação à comilança?

Aquele gostinho saboroso, aquela sensação de plenitude e de conforto tão maravilhosa, tão peculiar nos faz comer, comer, comer até o último pedaço da bandeja.

Cada um tem o seu limite, é muito individual. Logo, o meu limite não é igual ao seu, que não é igual ao da minha mãe ou da minha amiga. O limite é unicamente meu. E só eu sei quando parar.

Aí você me pergunta: "Mas isso é possível? Eu nunca sei quando parar de comer algo de que eu gosto muito!"

E eu respondo que SM! É possível! Desde que saibamos e conheçamos nosso corpo e nossas vontades. E outra... com certeza o mundo ainda não vai acabar... pelo menos não agora! Então se sentir vontade de comer o seu alimento favorito de novo, coooma! Sem pressa, mas com muito prazer!


"Ai Simone! Como assim? Você tá me bugando!!"



Se pararmos para pensar em como nos comportamos à mesa, nosso modo de comer, se sentamos à mesa para comer, se comemos com raiva, se comemos com fome de verdade, se comemos sentindo tristeza, se comemos para comemorar, conseguiremos, a partir daí, nos conhecer.

Uma vez tive uma paciente que me contou que o trabalho dela era tão estressante, mas tão estressante, que mesmo conseguindo ir almoçar em casa em seu horário de almoço que durava 1 hora e meia, ela não se sentava à mesa e comia em pé, na pia em menos de 10 minutos. Quantos de nós já fez isso? Quantos de nós não percebeu que fez ou faz isso?

Estamos no bendito do piloto automático. E está aí a importância de nos conhecermos e reconhecer o que sentimos, para não entrar nessa!

Não é culpa de ninguém, é apenas o mundo moderno ditando suas regras e tentando fazer de nós seus “escravos”. Mas isso só acontece se deixarmos.



Vou te passar uma informação bem legal pra poder entender a importância da mastigação. A gente tem um nervo que se chama VAGO que fica na região da mandíbula.

É esse cara o responsável por mandar informações de fome e saciedade para o cérebro e o grande mestre manda informações pro estômago e pro intestino.

Oras, se todos eles são responsáveis por uma boa digestão e pra dar uma segurada na gente e evitar que a gente coma o pé da mesa, bom... melhor mastigar muito bem os alimentos para que o VAGO fique ativadão e trabalhe em nosso favor. Mas, mais uma vez, a gente precisa fazer a nossa parte!!!

Comer devagar, por pelo menos 20 minutos, mastigar bem os alimentos, evitar beber líquido nas principais refeições, ficar atento aos seus sentimentos, suas vontades e desejos (alimentares).

E se concentrar lindamente e unicamente ao seu prato de comida colorido, sabororo e nutritivo!


Nosso corpo é tão sábio, tão organizado, tão.. tão.. tão completo!!!

Vamos cuidar melhor dele em sua totalidade?

Corpo, mente e espírito sãos!


Beeeeijoooo

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page