top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

Elegância

Oláaaaaa!! Como estamos?


"Que tema é esse? Vamos falar de moda, Simone? Porque se o assunto é elegância, certamente, vamos falar de roupas, bolsas, sapatos, alta costura, enfim, tudo que está na moda e sobre o mundo fashionista!"



Nananina! A elegância não existe apenas no meio da moda. Talvez seja o assunto mais comum, mas a elegância e pessoas elegantes não são privilégios do mundo haute couture (alta costura)!

Quero falar de pessoas elegantes! A elegância no modo de ser, de agir, de falar! A elegância no sentir, no pensar! A elegância do ser humano em sua essência! Sem definir gêneros ou raças mas simplesmente o SER Humano!

É até estranho dizer que o que me motivou a escrever este singelo texto é porque esta semana atendi algumas pessoas e elas falaram que eu sou elegante por causa do meu shape, porque eu sou magrinha, bem mignon mesmo (ahh pra que falar assim né.. sou magricela mesmo ahahhaha).

Aí isso ficou martelando na minha cabeça porque somente corpo magro não diz se uma pessoa é elegante ou não. Uma roupa pode até ficar melhor em um corpo magro mas será que o fato de ser magro denota que a pessoa tenha elegância?



Vamos pensar em uma pessoa que tenha um biótipo mais cheinho, herança do DNA da família desde láaaaaaaa atráaaaaas, lá do tempo de seus ancestrais que muitas vezes a gente desconhece o formato do corpo. Todas as gerações com biótipo igual ou similar. Dá pra dizer que essas pessoas são ou não elegantes?


Acredito que a educação dita muito sobre isso. Explico! Vou pegar como exemplo o ambiente de trabalho.

Você chega ao trabalho, as pessoas que lá trabalham, assim como você, são muito bem vestidas, e aí o costume é dizer um Bom dia, certo? E você diz “bom dia” praquela que senta próximo à sua mesa e o que acontece? Bom... não acontece, porque você acaba de ser deixada (o) no vácuo, sem resposta! Talvez você nem se importe, afinal a educação que lhe foi dada está sendo praticada muito bem obrigada. Mas dá pra dizer que vocês são elegantes da mesma forma (digo.. no quesito educação)?

Posso estar confundindo nomenclaturas,... confundindo educação com elegância e ignorância, mas é que eu acredito que a gente, ser humano, é um pacote completo sabe. Só que a gente não usa tudo que tem pra ser usado e da maneira que deveria ser usada. A gente usa e pratica mais o que nos protege, sempre na defensiva.

Vou colocar aqui a definição de elegância segundo meu "amigo" Michaelis:


elegância

e·le·gân·ci·a

sf

1 Harmonia de formas e proporções; donaire, galhardia, garbo.

2 Qualidade do que se faz com apuro e esmero no que diz respeito ao vestuário e à maneira ao mesmo tempo sofisticada e simples de usá-lo; alinho, apuro, bom gosto: “Aurélia ali estava como sempre, deslumbrante de formosura, de espírito e de luxo. Seu traje era um primor de elegância” (SEN).

3 Aparência física esbelta, esguia; esbelteza, torneio.

4 Recato no comportamento, nas maneiras; civilidade, distinção, polidez.

5 Distinção na linguagem; estilo sem afetação; correção, esmero, precisão.

6 Correção de caráter; dignidade, honradez, nobreza.


Agora as minhas colocações fazem mais sentido ehheheeh


Já ouvi frases como: fulana se veste tão bem, mas é tão deselegante!

Tá.. então... a que se refere a deselegância? A falta de respeito, consideração e educação?

Neste caso, a elegância só está na superfície? E internamente? E a sua essência? Como é? ai socorro!

Confesso que já fui deselegante (e mal educada!!) várias vezes, até com crush, geeeeenteee!! Uma anta que eu fui, reconheço!!! Mas me serviu como escola e aprendi a lição! Escola da vida é tudo! Ahahahah


Então. seguindo a elegância da vida, vamos levantar os ombros e seguir em frente com a cara, coragem precisão e bom caráter,

E vestir o que te representa, que te deixa confortável, linda(o), maravilhosa(o) e com sapatos que te leve ao alto e deixe sua autoestima tinindo de linda!


Beijos com muita elegância

xx


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page