top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

Ensinar, sentir e aprender

Sentir e aprender.... Sentir e ensinar...


O que é que isso tem a ver?

Só tudo!

Mas confesso que pra quem é muito visual, como eu, é bastante complexo isso aí hehehhee

O que deveria ser simples às vezes me dá a sensação de que aprendo nada! Que sei nada! Que tenho algum problema de aprendizado hahahahaha

E isso, eu sei que não é verdade! Afinal, sinto que ao longo dos últimos anos, mudei um pouquinho com relação a isso. Mas eu repito: sou muito visual!

Algumas coisas eu preciso ver pra gravar na memória! Mas tô vendo que isso não tá colando mais pra algumas coisas hahahhaa Oh my God! 🤷‍♀️


Acredito que por esse motivo, o Universo me colocou pra voltar a dar algumas aulas de inglês de novo! Porque tem coisas que não adianta nem escrever, pra ver, porque tem que ser sentido antes!

Na escrita, a preocupação acaba se tornando em ler tudo o que está escrito ali, da maneira que está. E quando na pronúncia uma letra é omitida ou, como a gente diz, é uma letra silenciosa (silent letter), a impressão que dá é de que a palavra não está sendo pronunciada corretamente.

No entanto, no momento que a gente fecha os olhos e pronuncia a palavra do jeito correto, fica tudo melhor, mais bonito, mais suave...

É.. existem vantagens e desvantagens em toda e qualquer maneira de aprender, importante é descobrir o que facilita pro nosso próprio aprendizado.

Sendo professora, quando de um aluno só, fca mais fácil perceber a necessidade do aluno pra sua evolução no aprendizado. Em meio a vários alunos.. viiiixe, aí é outra estória! Já dei aula em escola, tanto de idiomas quanto em escola técnica e os grupos eram heterogêneos. E dá-lhe rock and roll (porque eu não gosto de samba ahah) pra saber passar a matéria! Ainda bem que, no final, sempre deu tudo muito certo!

Ensinar é uma arte! Sentir enquanto ensina é inexplicável, principalmente quando se é apaixonado/a pelo que ensina!

Nos atendimentos nutricionais não é diferente. Porque cada um vem de uma cultura diferente, hábitos idem e o estilo de vida então, nem se fala! Generalizar nesse caso, tá fora de cogitação.

E o que eu percebi em meio a tudo isso é que quando a base não é tão consistente, as estruturas seguintes se tornam mais frágeis e com rachaduras. Tipo uma casa com a fundação feita com produtos de má qualidade.


Mas a base vem de onde? Acredito muito que venha da educação que cada um teve dentro de casa! É muito mais difícil ensinar alguém que sempre foi chamado de burro e lerdo quando criança do que aquele que teve um incentivo e motivação maiores para aprender.

Quero neeeem ver como isso vai ser com as crianças que são educadas usando celular por longos períodos. Essas crianças não vão saber nem o que é sentir! Tirando o "sentir fome", acho que não vai restar nada! Porque aparentemente, nem dor parece que eles sentem. A não ser a dor de não ganhar as coisas e ter o que querem na hora que ELES querem.

Mi Mi Mi

Filhos de tabletes e celulares.. ahh tecnologia.. por um lado é uma maravilha, por outro.... socorro!


O aprendizado é diário! Assim como o sentir e o ensinar. A gente aprende e ensina alguém todo santo dia, mesmo sem perceber.

Pra você, que tipo de sentimento isso te traz? Porque é algo legal, agregador, dá aquela sensação de .. "Uau! Fiz algo que ajudou alguém.

E no fim, acaba ajudando a gente também porque nessas de ensinar, quem mais aprende é quem tá ensinando.


Tantos que já ensinei.... eles nem sabem o quanto me ensinaram!







34 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Komentar


andre macedo
andre macedo
11 Okt 2023

Ah se não fosse os boletos...

Quantas pessoas do seu quilate não estariam se dedicando ao lindo oficio de ensinar.

Claro que ensinar tem um aspecto mais amplo do que o enfetuado em bancos de escola,mas essas desperdiçam uma preciosa mão de obra ao não remunerar como deveria.

Você pra variar acerta na mosca quando ressalta o SENTIR na relação de aprendizado.

Ensinar passa por despertar interesse.

Aprender passa por ter interesse.

Quando esse jogo de sedução da match temos o SENTIR.

Existe o querer aprender e o precisar aprender.

E quem ensina tem que se equilibrar nesse arame de circo.

Mais um lindo e necessario texto da menina danada que eu APRENDI a admirar.

KISSES.

Suka
Simone Komatsu
Simone Komatsu
11 Okt 2023
Membalas kepada

Que lindo!!! Obrigada!!! Kisses

Suka
bottom of page