top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

Medos..

Os medos paralisam a gente, né?

Até uma baratinha deixa muita gente paralisada pelo medo. Eu digo simples, porque não tenho medo de barata mas conheço muuuuuuuuita gente, dentre homens e mulheres, que tem um pavor imenso por esse inseto nojento e totalmente dispensável no mundo.

Não tenho medo mas tenho um asco danado por essa repugnância chamada barata.


Eu já tive muito medo de muita coisa, aliás, não sei nem se posso dizer que era medo. Era mais insegurança do que medo, acredito eu.

Medo de falar

Medo de falar em público

Medo de ir a lugares cheio de gente (hoje em dia eu evito mesmo ahauhauaha de medrosa passei a anti social hauhauhaua nem ligo)

Medo de apresentar trabalhosna escola e na faculdade (tremia mais que vara verde!)

Medo de acreditar que um dia eu pudesse alcançar meus sonhos (ainda falta bastante coisa, mas já comecei né?)

E o pior dos medos... o medo de errar!


Mas como é que eu pude me segurar tanto num medo desse, se é errando que se aprende?

Sim, sou cheia de clichês, mas é porque é verdade poxa vida. Faz todo sentido!


Acabei de ver um filme chamado In Between (Ainda estou aqui) e a personagem Tess disse: "precisamos enfrentar nossos fantasmas pra gente enxergar as nossas soluções" (na verdade foi mais ou menos isso que ela disse só que em outras palavras eheheh).

E foi daí que eu me inspirei a escrever sobre o medo.


O que fazemos quando a gente vê um fantasma?

Alguns trocam ideia, alguns brigam, alguns xingam... e eu? Bom.. eu... é.. eu... depende da minha coragem do dia, mas normalmente eu finjo que tô dormindo e que não é comigo. Mas se eu tô me sentindo a senhora coragem, eu mando embora.

E qual é a analogia aqui entre medo e fantasma? Bom.. é melhor enfrentar tanto um quanto outro, né? Pelo menos pra saber o que é que vai acontecer.

Medo enfrentado, a certeza de que 1 passo (ou talvez uns 3) foi dado, tudo fica mais simples para as próximas vezes. Nada vai ser igual! Nunca é! Mas o esquema está traçado. Se o medo prevalecer, nem esquema a gente consegue fazer e aí a gente fica sem estrutura nenhuma!

Na alimentação acontece a mesma coisa! Se eu tenho medo de comer alguma coisa e evito o máximo que conseguir, naquele dia que eu acordar com muita coragem e pensar "VOU COMER UNZINHO SÓ! JÁ NÃO AGUENTO MAIS! É UNZINHO.. SÓ UM!", então... foi UM.. UM MONTE!

Aí a estrutura mal planejada e sem um esquema esboçado, foi destruída por UM MONTE de coragem que foi movida pelo medo.

O medo de não comer aquilo que tanto gosta! O medo de dizer que vai comer e ter que aturar aquele parente chato que diz "NOSSA, MAS VOCÊ PODE COMER ESSE DOCE?". Ouvi isso tantas e tantas vezes que fiquei com mais medo ainda de comer até comida de verdade que eu acabei tendo amenorreia, que é a ausência da menstruação por 6 meses e perdi cabelo, tive muita dor de cabeça e tontura porque eu tive falta de gordura no corpo para produzir meus hormônios.

Tomei hormônios para regularizar tudo e o meu peso fez "PLUFT! VOLTEEEEI!". Aí aquele parente chato disse: TÁ COMENDO BASTANTE HEIN? ACABOU A DIETA?


Odeio a palavra dieta. Sim, deve ser trauma!


Aí o que aconteceu? Tive medo de comer pouco porque poderia acontecer de novo, mas queria muito emagrecer porque eu tava é inchada de tanto hormônio. Aqui o medo me fudeu porque eu me senti no limbo, ele me paralisou e eu não saía do lugar. A não ser meu humor que já não era bom e ficou beeeeem pior! ahauhauahuahau


Outra coisa que eu ouvi no filme: "a gente APRENDE a passar tanto tempo com medo de se machucar se protegendo de tudo..."

Pois é... pra quê? Por quê?

Pra andar de bicicleta precisa se machucar, pelo menos uma vez, pra aprender a se virar e continuar. Pra ter dentes retinhos e lindos, se eles forem tortos, a gente precisa usar aparelho pra consertar e usar aparelho doi pra cacete! Mas no fim, os dentes ficam lindos!

Então vale a pena viver com medo de se machucar e se proteger com unhas e dentes, facões, armas e canhões?

Eu cheguei a conclusão de que não vale não.

Eu cansei de me proteger para não me ferir e não sentir qualquer coisa. Já falei isso pra você em algum texto dentre os que tenho publicado aqui no blog.

Chega uma hora que proteção demais se torna tão cansativa que no meio dela a gente para e e pensa: "caraca... do que é que eu tô me protegendo? Nem sei mais!"


Só que nesse meio tempo, o tempo foi embora e você fez o que com ele? Sentiu medo o tempo todo...


Medos... importante tê-los também porque assim a gente tem uma noção de até onde ir. Mas vamo, poxa vida! O importante é ir com medo mesmo!


Beijoca daquela que perdeu o medo até de publicar o que sente pro mundo inteiro ler!


27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Cintia Melo
Cintia Melo
Jan 11, 2023

O medo nós faz perder oportunidades, conhecer pessoas legais, que acrescenta, faz não conhecer lugares maravilhosos. Sair da zona de conforto é o maior dos medos.

Like
bottom of page