top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

Olhar, observar e enxergar

Olá! Tudo certinho com você?

Por aqui tá tudo certo, "caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento" ahahhahahh tô brincando. Tá tuudo certo, de verdade!

Masssss... fiquei me perguntando hoje sobre olhares, olhar ao redor, olhar pras outras pessoas e principalmente olhar pra nós mesmos.

Eu, apesar de ser observadora, sou muito ruim nessa questão do olhar ahahahah é.. parece papo de bêbado, né?

"Sou observadora mas não olho direito e talvez nem enxergue o que tô olhando!"

Hhahaahahahahahhah

Não tô bêbada, não! Aliás, eu tenho pavor de bêbados! Vai ver é trauma porque eu tive um vô que era movido no etanol! Pqp! Era foda! Já falei dele pra você, lembra?


Olha só, existe diferença entre olhar e observar (ufa! Não tô assim tãaaaao maluca!)!


A diferença entre Olhar e Observar

Quando não estamos vendo e sim observando, estamos enxergando algo com profundidade. Olhar é um processo físico, observar é ver além dos nossos pensamentos. Quando estamos em estado de observação, fazemos conexões e compreensões muito mais profundas de alguma coisa.


E a definição de enxergar é: ver com mais clareza!

Sendo assim, tudo faz sentido! Pelo menos pra mim! ahahhahahah

Dentre os olhares que citei acima, acho que o que mais pega é o olhar pra gente mesmo. Se bem que, no meu caso, todos os outros também pegam ahahahhah

Se tem uma coisa que eu nunca aprendi, é paquerar e ter aquela coisa de troca de olhares sabe? ahuahuahuhuahua

Quêeee? Capaz que eu vou ficar olhando! E mesmo porque quando eu olhava, acabava que eu ouvia umas merdas e aí que não olhei mais mesmo. Nunca mais! ahahahah

O que eu escuto hoje em dia é : "você precisa olhar ao redor, frente, trás, lados!"

Ahhh, me desculpa, mas consigo não! Odeio dizer que não consigo fazer algo, mas isso!? Ahhh isso eu não consigo mesmo! E quando eu percebo, eu já voltei pra casa e nem sei pra onde e nem pra quem era pra ter olhado.

Você deve estar me perguntando se eu me sinto mal por isso... sabe que não? Deveria, né? Afinal eu posso estar perdendo alguma coisa muito legal mas, eu me acostumei tanto a isso que, sinceramente, sei nem o que sinto. Ou às vezes (beeeem às vezes), eu até olho mas não enxergo! hhhahahah Papo de doido, né?


Mas quando eu converso com alguém, eu converso olhando nos olhos! ahahaahah Principalmente no trabalho ou com as pessoas que eu conheço! Hahaha não sou assim super bicho do mato que fala olhando pro chão. E a gente sabe quem em algumas culturas de outros países, o normal é conversar sem nem olhar pras pessoas. Enfim, né....


Olhar pra mim, foi difícil por muitos anos. Nossa, era um parto que nem o uso de fórceps ajudaria! Isso eu digo sobre me olhar fisicamente. Agora imagina ter que olhar internamente e encarar meus sentimentos doidos e confusos que eram regados a muita raiva, rancor, desânimo e sem vontade nem de respirar! Era foda! Diria, assustador!

Isso porque era SÓ olhar, hein? E o medo de observar e enxergar as coisas que estavam fora de curso pra ter que consertar tudo?


Foi com um "esforço" diário que aprendi a olhar pra mim tanto externa quanto internamente. Uma sustentada de olhada de 5 segundos no início pareciam 5 longos minutos! Era realmente muito, muito difícil. Ainda não tô 100% não, mas já passo uns 10 minutos no espelho sem me maltratar.

Às vezes me pego desviando o olhar de mim mesma, ora porque eu lembrei de algo que me FIZ pagar mico ou algo que eu deveria ter agido ao invés de ter me recolhido e me pego constrangida pela falta de ação que cometi.


Nossos atos falhos aparecem no nosso olhar no primeiro segundo de olhada profunda nos olhos de frente pro espelho! ahahahahahah

Meu, é bizarro! A não ser que a gente esteja tão distraída e pensando em outra coisa e não sabe nem se tá penteando o cabelo direito ou SE está penteando mesmo. Aí a gente não se observa e não enxerga nada, naaaaadaaaaaa!

E quando a gente tá putaça, o olhar fica ainda mais diferente! Sem contar que até a cor da pele do rosto muda! Dá até medo!


Olhar é bem importante, né? É.. preciso repensar sobre o assunto "olhar à minha volta".... observar e enxergar pra valer!!!

Ai, ai aiiin


E aí? A quantas andam os seus olhares? Observadores? Prontos para enxergar tudo?


beijoca!

42 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


andre macedo
andre macedo
Jan 31

Olá menina danada,de inicio posso afirmar que baseado no exposto eu observo seus textos ,pois sempre me provocam reflexões.

Não acho que exista certo ou errado no olhar ou observar ou até mesmo no fechar os olhos.

A construção da nossa personalidade leva em conta o que nos cerca e também o que trazemos no nosso animismo(pelo menos acredito nisso) então por mais que exista um padrão compartamental é normal que tenhamos reações diferentes a decepções ou atrações.

E também somos sujeitos a mudanças até o ultimo suspiro.

Tem situações que é melhor fechar os olhos mesmo.

E se por vezes o que está a nossa volta não desperta o nosso senso de observação talvez seja para o nosso bem.

Like
Simone Komatsu
Simone Komatsu
Jan 31
Replying to

😁🥰😘

Like
bottom of page