top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

Palavras e Atitudes

Oooi!! Tudo bem com você?



Você gosta de workshops? Eu gosto! Mas por causa dessa pandemia sem fim eu assistia online somente. Não é ruim mas é mais cansativo, ainda mais se o assunto for mais complexo.

Participei de um workshop de 2 dias recentemente, foi presencial.



No primeiro dia o assunto foi sobre inteligência emocional. Foi falado sobre autocuidado, autoestima, autoconhecimento e empatia.

Foi um workshop somente para mulheres. Os maridos das mulheres casadas talvez tenham perdido a orelha esquerda 🤣🤣🤣

Acho super válido as pessoas participantes darem sua contribuição à palestra. Uma coisa aqui, outra ali.. mas meeeeu!! Miiinha Santa Genovevaaaaa!! Ficar dando pitaco toda hora e interromper a palestrante eu acho falta de educação!!

Aí você me pergunta: mas se a palestrante permitiu... qual o problema?

O problema foi que a participante tava se sentindo numa palestra de coaching e ficou lá falando, falando e falando fez a turma fazer o exercício da Alegria.


Hã? Exercício de que? Da A-L-E-G-R-I-A?


AHAAAAAAM!!!!!! Ela disse pra gente sacudir as mãos ao alto e gritar 10 vezes a palavra Alegria. E pronto! Sua tristeza foi embora!

Dependendo do motivo da vibe baixa acho que até dá uma animadinha mas é momentâneo! Seria mais legal socar alguma coisa e imaginar a situação ou a própria pessoa que causou a bad vibe e aí sim o alívio e a alegria seriam beem mais longos ahauhauhauha



Enfim.. voltando ao workshop... no tópico empatia.. ahhh falou em empatia fica todo mundo automaticamente empático! 😅

Comentários do tipo: "sim, eu escuto todo mundo" ou "procuro entender o problema de todos" ou "o dono do imóvel não teve empatia com a minha situação e não quis baixar o aluguel"....

Um parenteses aqui... teve um momento do workshop que o principal assunto virou pandemia e aluguel! E a falta de empatia dos locatários! E teve alguns casos de locatários que foram empáticos mas também porque tinha rolado uma reforminha feita pelo locador e assim rolou a "empatia"!

Não estou criticando locatário ou locador, não é isso tá? Cada um negocia com o que tem e vai levando porque a coisa não tá fácil pra ninguém!! E se houve entendimento e comunicação entre ambas as partes, as palavras e as atitudes em sintonia, tá tudo bem pra todo mundo e poonto!



Tá... cheguei onde eu queria.. segundo dia de workshop sobre "como atrair mais clientes online". Assunto que muito me interessava porque se tem uma coisa de que gostei muito foi poder atender online. E conhecer ferramentas para atrair mais clientes nesse formato, uaaaau! Queria muito! Mas... ouvi as memsas estórias do dia anterior de parte das participantes.

Aí eu penso aqui... cadê a empatia mesmo que todas disseram que tinham no workshop do dia anterior interrompendo o palestrante toda hora e quando chegou num assunto que eu tenho muita dificuldade de me organizar, ele falou 5 segundos porque o tempo havia acabado!! Buáaaaaa



E logo em seguida, parecia que eu tava num mercado de peixe de taaanta falação que tava lá dentro da sala. E uma moça que havia levado um presentinho pra todo mundo começou a berrar na frente da sala pra dizer o que era que tinha na sacola e que a gente podia pegar e 75% da sala no maior falatóriooooo!

Pergunto de novo: cadê a empatia mesmo? Cadê o que elas disseram no dia anterior? Que são boas ouvintes e que respeitam todo mundo?

As palavras voaram ao vento e aí as atitudes foram todas diferentes!

Isso acontece em todos os lugares, em todo momento. Dentro de casa, no trabalho, nas lojas, na rua.... em tooodo lugar!

Sabe, eu tive uma ilusão de que depois da fase pesada da pandemia, as coisas fossem melhorar, humanamente falando. Logo que as coisas voltaram a funcionar, a impressão era essa. Mas olha... me iludi lindamente porque a coisa só piora!!

E parece que todo mundo está à espera de um milagre para que a situação volte a ser a mesma de antes da pandemia.

COVID chegou pra chacoalhar o mundo. Você vai continuar com os mesmos pensamentos, as mesmas ideias, as mesmas atitudes e com palavras que voam ao vento?

Ou vai cair na real e botar em ação o que sai da sua boca?

Não pense que tô dando lição de moral não.. me incluo nessa porque tô aqui na quebração de cabeça pra mudar certos paradigmas sobre minhas ideias e minha maneira de agir. E fazendo isso, meu autoconhecimento só melhora e consigo enxergar pontos que antes nem enxergava, tanto os bons quanto os não tão bons assim.

Bora casar coerentemente palavras e atitudes e sermos mais verdadeiros primeiramente com a gente mesmo?


Beeeijo!


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page