top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

Respeito

Olá! Tudo bem?

Não sei vocês mas... eu tenho notado que a palavra respeito tem estado em alta no momento... bom.. ou a falta dele.

Muito se fala a respeito do RESPEITO pelo outro, mas o quanto dele é praticado com relação a outrem ou principalmente com relação a você mesmo? Ou a nós mesmos?

O quanto a gente SE respeita?

Sim, porque pra "exigir" do outro, a nossa parte com a gente mesmo precisa também existir.

E o quanto você tem feito por si? É só fachada ou você tem se respeitado de verdade?


"Como assim? Não entendi!"


Tá! Eu digo no sentido de.. assim.. o que você fala está de acordo com o que você sente? Você respeita as SUAS vontades por você mesmo/a ou por causa de outro(s)?

Você respeita os seus sentimentos ou tudo é dito em meio a raiva ou mágoa?

Quando você escolhe algo pra você e por você com relação ao outro e o outro respeita a SUA decisão, você fica irado ou RESPEITA a decisão do outro por aceitar a SUA escolha? (parece que enrolei na pergunta, né? Mas pode ler de novo ehehhehe porque faz sentindo. Juro que faz ahah).

Porque de nada adianta fingir se, na real, o que você queria de verdade é que o outro dissesse coisas do tipo: não é assim, vamos conversar direito...


Cansa dar murro em ponta de faca quando se conhece a outra pessoa do avesso, sabendo exatamente qual vai ser o rumo da conversa, que vai dar em nada e chegar a lugar nenhum. E aqui eu me dou o respeito de evitar desgaste mental porque a vida é muito mais do que isso.

Respeitar a vida, principalmente a nossa, requer um jogo de cintura com um gingado usando um bambolê do tamanho de um trem de carga com vagões intermináveis.

Mas o quanto a gente aguenta desse rebolado? Eu, sinceramente, não aguento muito não. Hoje em dia um pouco mais, mas se fosse há alguns anos, não tão longe assim, eu já teria espanado e aí ia dar beeeeem ruim! E eu cansei disso também, por isso que escolho respeitar a escolha do outro.

Afinal, mudar o próprio comportamento já é difícil, achar que tem o poder de mudar o comportamento do outro é pura prepotência e arrogância.

Amizades vem e vão. Algumas pessoas dizem preferir os amigos de quatro patas e dizem não suportar os seres humanos.. Bom, seria melhor repensar nisso, porque até mesmo os veterinários que cuidam dos animais precisam lidar com os seres humanos que são os donos dos bichinhos.

É impossível não lidar com o ser humano!


Existem pessoas que vem pra ficar e somar, mesmo que haja alguma discussãozinha no meio do caminho, elas ficam. E se a amizade permanece é porque existe o respeito mútuo, recíproco, respeitando sempre o espaço do outro sem uma bordoada de crítica em cima.

Existem aquelas que vem pra nos ensinar algo, geralmente o que falta na gente ou tá sobrando e é pra gente abrir o olho pra sacar melhor sobre si mesmo.


Tenho visto muita gente enfrentar uma manipulação desenfreada e o respeito por ela mesma fica em stand by porque o outro acaba sendo visto como vítima, pobre coitado e o manipulado se vê na obrigação de amparar o manipulador. Afinal.. coitadinho, né? Ohhh dóoooooo!

Ahhh capaz!

O mesmo ocorre quando a gente come algum alimento em quantidade muito grande ou em uma frequência alta e acaba se culpando por ter feito aquilo. Se houvesse o respeito pelo corpo, do jeito que tem que ser, a gente agiria dessa forma? Eu sei que existem outros pontos e existem casos e casos, mas vamos pensar na questão de respeitar o próprio corpo.

Costumo dizer que nosso corpo é nosso templo. É sagrado, é a nossa casa!

Quando a gente passa a respeitar esse templo que é NOSSO, tudo muda! Aquela quantidade exagerada de.. digamos... doces (o que é o mais comum) consumidos, vai diminuir e você nem vai perceber! E quando perceber, vai notar as mudanças do seu corpo, do seu humor e até mesmo da sua memória! Isso merece todo meu respeito!

Sabe.. eu acho que tem pessoas que pensam que ter muito dinheiro, é o mesmo que ser muito respeitado. Só por ser dono de algum negócio e ter grana pra caralho, se for mal educado, fica beeeem difícil respeitar. Porque o aparente "respeito" vai ser por preguiça de encarar berros de arrogância e prepotência. Logo, isso não é respeito. É qualquer outro adjetivo, que não é respeito.

Ou ainda alguém que tenha um cargo alto em uma empresa foda, com um cargo de respeito, mas se esse alguém que ocupa a vaga se achar o todo poderoso, sabe tudo e achar todo mundo burro e incompetente, como é que dá pra respeitar uma pessoa assim?


Como aprendi.. nessas ocasiões eu faço cara de alface, às vezes uma plantação toda!


Seres humanos, dessa geração e de outras anteriores, tem sido uma escola fodona pra aprender em como não conduzir minha vida! Hoje em dia, as pessoas exigem o seu respeito, mas respeito se conquista! Assim como a confiança!

São exigências sem razão de ser! Porque a insegurança e a própria falta de respeito por elas mesmas são menores do que a cabeça do menor prego que existe no mercado!


O mundo segue ao caos do desrespeito. Imaginem, até a Natureza é desrespeitada pelo homem, que dirá entre os próprios seres humanos!


Beijoca com respeito!

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Josy Valverde
Josy Valverde
Mar 22, 2023

Que tema essencial viu, parabéns!!!

Like
Simone Komatsu
Simone Komatsu
Mar 22, 2023
Replying to

Obrigada Josy!!!! 🫠🥰

Like
bottom of page