top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

Rotina alimentar

Oláaaaa!! Como estamos?

Espero que muito bem nesse ano doidera que só tem algumas semanas mas que já mostrou a que veio! ahhahh Doidera doida!

E aí, o que acontece quando alguma coisa doida acontece e a gente se vê perdido/a sem saber direito o que fazer?

A gente muda toda a nossa rotina alimentar! Já percebeu isso? É a primeira coisa que desanda!

Algo simples como acordar, tomar o café da manhã, almoçar e jantar (principalmente essas refeições que são as principais) se tornam um martírio, um saco de se pensar e no estresse do momento a gente pensa: não vou comer! Vou continuar fazendo o que eu tô fazendo pra não ter tempo de pensar no meu estresse.

Certamente isso não é algo racional que a gente faz, é algo do incosciente e que o corpo, com sua linda memória muito diferente da nossa, lembra direitinho como ele se comporta quando a gente entra num estado desse.

E tchau tchau rotina alimentar legal que a gente tem.

Cabe aqui uma observação! Não confunda rotina alimentar com tradição de família em que acontecem aqueles almoços ou jantares em família e que já são praticadas há milênios (tá, exagerei!) de anos e que é parte da própria família e pros agregados!




Poo, tradição de família... do que a gente lembra? Acredito que a maioria diria a macarronada de domingo ou a pizza de sexta-feira a noite. Aí vai variar muito da etnia e cultura de cada família.

Confesso que na minha família, a gente não tem nenhuma tradição alimentar. Nossa, nunca teve ahahahahah não me lembro de nada assim na minha infância.

Você tem alguma tradição de família? No quesito alimentar?



Voltando pra rotina alimentar, quando a gente mantém uma rotina com a principais refeições, fica muito mais fácil lidar com a nossa fome de verdade e não a vontade de comer e "sentir fome" o dia todo.

Quando a gente tem horários certos das principais refeições ou, pelo menos, que não sejam tão discrepantes, controlar a nossa boca fica menos penoso eu diria.


"Pegou pesado no penoso, hein? ahhh pegou!"


Explico por quê que eu disse penoso! É porque quando eu estou atendendo alguém e eles me relatam esses fatos de descontrole com relação a "fome " constante e que o que eles procuram é doce (em geral tá? Bolacha doce, biscoito, bolo, pudim, bala, chocolate, etc), a fisionomia muda totalmente! Alguns dão risadas nervosas, outros fecham o semblante, outros começam falando que estão errados e sabem que não deveriam mas eles comem barras grandes de chocolate. E é possível ver a dor daquilo em seus rostos.

Um sintoma de que a rotina alimentar não tem estado adequada ao estilo de vida daquela pessoa.

Vamos combinar que, em algumas profissões, fica mesmo muito complicado ter horário certo pras refeições. Mas será que com um planejamento mais adequado, a possibilidade das refeições serem melhores.. não seria possível?

Será que conhecendo bem o trabalho que faz, não tem como encontrar um gap no cronograma do dia (uma brecha) pra poder encaixar um horário pra poder se alimentar melhor?

Entendo as dificuldades de representantes comerciais, de professores, de quem trabalha com manutenção, entre outros. Mas entendo também que se esses profissionais não priorizarem sua saúde, a coisa vai ficar complicada.

Dentro do estilo de vida de cada um, do tipo de trabalho de cada um, da vida social, enfim.. de tudo que faz parte da vida de cada um, será que não dá pra encarar uma rotina alimentar pra ter uma saúde melhor em todos os aspectos?

Imprevistos acontecem, como já aconteceu comigo diversas vezes de me embananar com meus horários e ter "esquecido" de comer. Ahhh! Encaremos o fato! Não comi porque eu tava estressada com algo ou porque me planejei mal naqueles dias ou simplesmente porque eu não queria comer mesmo!

Sou nutricionista, eu sei. Mas sou ser humano, poxa vida! E tem dias que simplesmente nãaaaao dá! Mas tem dias que dá também e eu não tô a fim de comer comida de verdade!

Mas isso não é uma rotina, é uma exceção! E quando é exceção, quando a gente sai da rotina e do padrão (caraca, que redundância de tudo aqui ahahahahahah é pra ficar beeeeem na mente isso), é tudo tão mais legal! ahahahahahh

Parece uma infração às regras ahhaahahahahah Fora da lei!

E causa um prazer imenso!

Mas, repito aqui, NÃO é rotina e nem TRADIÇÃO! É um dia qualquer que eu me permito a comer um prato de batata frita só porque faz tempo que eu não como e eu tô com muita, muita, muuuuuita vontade!!!!

A gente pode comer quando a gente sente vontade! Porque, como eu escrevi acima, dá um prazer enorme!!!

Se virar todo dia, vira rotina e depois de um tempo a gente vai pegar aquele determinado alimento só porque criou-se o hábito de comer aquilo sempre mas nem sempre temos vontade real de comer aquilo! Aí fica chato! Sempre tudo igual.


Ahhhh! Lembrei de algo importante.... tem quem entre naquela rotina de se alimentar bem de segunda a sexta até a hora do almoço! E no final da sexta feira, tem happy hour, no sábado churrasco e no domingo até a tarde mais comilança e bebida e a noite uma saladinha, afinal o dia seguinte é segunda e TEM QUE comer direito.

E, convenhamos, o TER QUE traz obrigatoriedade e geralmente por coisas que a gente NÃO quer fazer mas é obrigado a!

E aí? Vai sentir prazer na sua marmitinha ou na comida do refeitório ou na do restaurante que você está habituado/a a frequentar?

Vai comer com gosto ou na segunda mesmo já vai pensar no happy hour de sexta, que é em 4 dias? Pensa... 4 dias se alimentando sem sentir vontade por estar pensando no happy hour de sexta porque vai ser em um bar novo? E completar com o final de semana mega gourmetizado!

Caaara, já parou pra pensar nisso? Mas é o que comumente acontece!

"Você tá me desanimando e com mais vontade de ir pro bar e curtir happy hour todos os dias!"


Desculpe, não era essa a minha intenção. Pelo contrário!! Faço questão que sua vida social seja muito legal, divertida e desestressante. Mas pensa só... se no domingo a noite você "sofre" por tudo que comeu e bebeu no final de semana, será que não seria uma boa ideia parar e repensar sobre o assunto? Em como poder equilibrar a dose nesse período? Saber o que realmente é melhor pra você, pra sua saúde física e mental (principalmente)? Mesmo saindo pra curtir, se divertir! Mesmo porque o sigificado de Happy Hour é literalmente Hora Feliz.

Não quis, de maneira nenhuma, passar sermão ou te punir! Acho que de sermão basta o que a gente mesmo se dá e às vezes por simples mal planejamento de rotina ou sem perceber, na real, o nosso verdadeiro estilo de vida, nosso verdadeiro EU e nos nossos gostos. E a gente acaba se punindo das piores maneiras possíveis!


A gente pode gostar de muita coisa! E não digo coisas somente relacionadas com a alimentação. A gente pode ter hobbies que não sejam do gostoda maioria, mas se você gosta, curte e aproveita os momentos que pratica esse hobbie, tá tudo bem!

Tudo bem gostar de, por exemplo, ler romances ao invés de biografias ou vice versa. Tá tudo bem assistir documentáios sobre algo de que todos falam que são maravilhosos e não gostar deles! O legal é conhecer os pontos de vista, juntar com os seus e se quiser mudar de opinião porque chegou a uma outra conclusão, tá tudo bem também!


E tá tudo bem comer uma fatia de bolo recheado de chocolate de vez em quando! Ou um hamburguer!

Apenas lembre-se: a exceção é diferente da sua rotina!

E exceções precisam te fazer sorrir e não trazer culpa em seguida!


Beijoca!!!

Posts recentes

Ver tudo

2件のコメント


andre macedo
andre macedo
1月17日

Puxa esse texto é uma consulta genérica gratuita.

Acredite que estou passando em terapia(já fui 3 vezes) tendo em vista o boicote que pratico na rotina alimentar e medicamentosa.

É inexplicável como necessito de uma rotina e não consigo implementar.

Tomo café da manhã as vezes.

Almoço aos fins de semana.

Janto todas as noites em horarios diferentes e inadequados.

Remédio receitado pela endócrino se não surtir efeito em 2 semanas eu largo.

Isto posto me mandaram para o terapeuta, por ter ciência dos danos da falta de rotina alimentar e ainda assim persistir no erro.

Se a terapia der frutos ai sim serei teu paciente de forma disciplinada.

Seu texto é maravilhoso.

E acrescento que essa temperatura de crematório…

いいね!
Simone Komatsu
Simone Komatsu
1月17日
返信先

Terrorismo nutricional é a pior coisa que existe!! Desanima e a gente não sai da estaca zero!!! Beijoca!!!!

いいね!
bottom of page