top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

Sessão nostalgia

Oooooooi geeente!!!

Tudo bem com vocês?

Aqui tô indo aos trancos e barrancos, mais trancos do que barrancos (ainda bem, né) ahahahhaahhah mas o importante é que tá indo..

E eis que me pego esses dias lembrando de coisas de escola (pouco tempo... beeem pouco ahuahuahauha essa parte pula, né).


Ir à escola era meu sonho de consumo.... eu tinha 5 anos quando eu quis ir pra escola. Enchi o saco do meu pai pra me levar pra escola, mas claro que eu não poderia ser matriculada por causa da idade, né.. Mesmo assim, ele me levou e conversou com a professora.

Cara! Eu me lembro do nome dela!!! Professora Lucy! Adoraaaaava ela (consegui ter aula com ela depois). Eu era bicho do mato, morava no sítio e a escola ficava no alto do morro e naquela época era muito tranquilo andar por ali sozinha mesmo, sem o risco da violência do mundo atual.

Bom.. voltando... meu pai me levou lá e meus primos viram. Aí começou a zueira com a prima mais nova, magrelinha e nanica.




Eles diziam: "pra que que você quer ir pra escola? A professora puxa a orelha!" ou "a professora deixa os alunos de castigo, você quer ficar de castigo olhando para a parede com um chapéu de orelha de burro?'.

Não me lembro o que eu sentia quando ouvia isso... acho que sentia nada porque eu tinha tanta, mas tanta vontade de ir pra escola que qualquer coisa que dissessem sobre o assunto eu acho que nem acreditava neles. Esses dois primos... um deles se formou na faculdade e o outro parou no ensino médio. Agora a gente sabe porque a orelha era puxada e porque ficavam de castigo ahahhahahahahahahaha


Tive que esperar mais um ano pra poder ser matriculada... abriram uma exceção e me deixaram entrar aos 6 anos de idade. Eu já sabia ler, escrever, ver a hora no relógio analógico e fazer continha simples de matemática.

Lembro até hoje do meu primeiro dia de aula... geente... geeeenteeeeee!! Sabe o que eu fiz? Qual foi a lição?? Meeeeeeu! Nosso exercício era desenhar círculos, risquinhos, espirais, quadradinhos, retângulos.... lembro que eu fiquei tão decepcionada... porque eu queria mais!

Eu queria ler algum livro interessante, escrever, fazer continha... era isso que eu achava que fosse fazer na escola desde o primeiro dia de aula. Poxa vida... aí a gente vê que a gente é iludida desde criança ahhahahahahahahah

E assim foi por alguns meses, eu acho... sério, não me lembro de ter lido nada na primeira série... que horror... eu só me lembro disso!

Ahhh e tinha o bullying!! aahahhaah que naquela época era só tiração de sarro e não dava a confusão que se dá hoje! Mas que também não lembro de muita coisa... só me lembro que muita gente dizia pra mim: "Abre o ooooolho!!!" E eu pensava: "mas eu tô de olho aberto!"

Doidera, né? hahhahahahaahhaahhaha

Depois de anos que entendi porque que me falavam isso. A lerda! ahahhahahhaah


Lembro que em um certo ano, não me lembro qual, tinham umas meninas mais velhas que começaram a brigar e foram formados dois grupos.

Você acredita que as líderes do grupo escolheram quem elas queriam no grupo delas??? E eu fiquei separada da minha amiguinha!!! A gente não se falava dentro da escola porque a gente era mais nova do que elas e tínhamos medo. Mas aí tinha uma estradinha alternativa pra ir embora e a gente combinada de ir por essa estradinha pra gente ir embora brincando.

Aaaí, descobriram... e chamaram a gente. E olha só... elas começaram a perguntar se era verdade mesmo que a gente ia embora junto depois da escola. A gente se cagou de medo, mas dissemos que sim... gente.. a gente tinha 8 anos só!!! Só me lembro que nesse mesmo dia, as líderes decidiram que aquela briga era bobagem e todo mundo voltou a se conversar e a brincar junto.

Pensa se isso acontece nesse mundo louco de hoje!!!! Eu teria sido jogada da ribanceira! E a minha amiguinha também!!

Era tudo tão simples de resolver. Tão mais pacífico e civilizado!

Minha priminha tem 6 anos e está no primeiro ano. Ela não fica desenhando risquinhos, quadrados, círculos.. mas tem uma dificuldade enorme em juntar sílabas e montar uma palavra. Hoje em dia ela soletra melhor as letras do alfabeto e é muito boa em matemática e em artes!

Pelo que minhas amigas dizem, a dificuldade em juntar sílabas existe tanto em escolas públicas quanto particulares. Triste, né?

Por mais que orelhas fossem puxadas nas escolas (não as minhas), por mais que existisse uma certa rigidez no ensino, tive uma época em que eu aprendi de verdade o que era ensinado na escola. Sabia que precisava respeitar a professora porque ela era a autoridade máxima ali, mas isso era aprendido em CASA


Aí, por tudo isso, bateu a nostalgia aqui, uma saudade de um tempo gostoso que era mais simples, mais pacífico e mais leve, onde as brigas se resumiam em apenas "tô de mal de você" e no outro dia ou no mais tardar na semana seguinte: "vamos ficar de bem?".

Percebi agora que o ar nostálgico é por conta de como valores como respeito, educação e companheirismo eram presentes no cotidiano e não pra ficar bem na foto, no vídeo ou nas redes sociais. Era real!


Você se lembra do seu tempo de escola? Da sua infância? Dos seus amiguinhos? Das brincadeiras inocentes de criança? Sente saudades daquela época?

Eu me lembro....

Ops,.. caiu um cisco aqui....


Beeeeeijo!

42 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


failacsouza
May 17, 2022

Eu tbm lembro.. que saudades 😢

Hoje em dia é tudo tão diferente..

eu amava ir pra escola ❤️

Like
Simone Komatsu
Simone Komatsu
May 17, 2022
Replying to

Muuuito diferente!!! Uma pena.. a gnt aprendia tanto!!

Like

Elisandra Sona
Elisandra Sona
May 16, 2022

Eu lembro!!!! Pintei um Saci totalmente fora do risco pq mão tava enxergando nada!!! E tive que fazer a pré escola 2x! Por conta de um corte de idade desnecessário no ano em que ei iria para o 1° ..... minhas amigas TODAS foram, e eu fiquei!

Like
Simone Komatsu
Simone Komatsu
May 17, 2022
Replying to

Lembro q vc me contou sobre o Saci ahahhaahha

Like
bottom of page