top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Komatsu

Soluções

Olá, oolá!

Tudo bem com você?

Por aqui tudo bem! Bem pensando sobre soluções heehehehehehheh

Como você já sabe... eu sou nutricionista.. e tenho uma pergunta.... o que você acha que uma nutricionista faz? Qual a ideia que você tem de uma nutricionista?

Ixi... foram duas perguntas hihihi


Por que que eu tô perguntando isso?

Bem,.. tenho notado que ultimamente as pessoas procuram alguém para organizar não só a sua alimentação, mas também definir quais os horários que ela "deve" comer.

Há alguns anos, as pessoas tinham o seguinte pensamento sobre a profissão nutricionista: "ahhh não sei se vou na consulta não.. Ela vai tirar tudo de mim e eu não vou poder comer nada do que eu gosto!"



E assim o paciente nem aparecia na consulta previamente marcada, mas devido a esse tipo de ideia sobre a profissão.

Passado algum tempo, percebi que a ideia mudou para a maioria das pessoas. Elas enxergam a nutricionista como super aliada a saúde mas com um resquiciozinho do "ela vai me tirar tudo que gosto de comer, que droga". Mas a saúde tem contado bastante ultimamente.

Atualmente que percebo é que além de organizar a alimentação, as pessoas procuram também que alguém arrume sua rotina diária, o que inclui horário das refeições (aqui OK) e também horário de atividade física.

Até aí tudo praticamente normal, certo?

Pois então.. aí que vem a grande questão... algumas pessoas conseguem enxergar que existem janelas de tempo ocioso no seu dia a dia e conseguem super se organizar com o cronograma da rotina diária que resolvemos juntos em consulta. E eu me sinto ótima fazendo isso porque sei que de alguma forma estou ajudando aquela pessoa a ter uma saúde e estilo de vida melhores, com sono adequado, intestino funcionando bem, sem dores de cabeça ou de estômago ou o tão comum (mas não normal) refluxo!


No entanto, existem pessoas que pedem por uma solução, um caminho para chegar até a solução e eu ouço somente: "ahhh mas isso é dfícil", "não consigo fazer isso", "você não tá entendendo, eu não tenho tempo", "você não sabe o que é ter 2 crianças pequenas em casa", "ai, não gosto de comer verdura", "odeio fruta", " não gosto de nenhum tipo de exercício", e etc, etc e etc.


Sabe... eu juro que tento, do fundo das minhas entranhas, mostrar um ponto de luz pra quem me pede uma "solução". Tento mesmo! Tento entender a rotina diária de quem tá ali se consultando comigo..

O que eu estou querendo dizer é que não tenho como ajudar se for um trabalho unilateral. É preciso forças de todos os envolvidos para que o resultado seja satisfatório.

Ilustrei isso dentro da minha profissão, mas acredito que na vida de todos isso acontece ou já aconteceu alguma vez.

Eu era bem assim. Eu achava que nada era pra mim, que as ideias que as pessoas me davam eram difíceis e muito complicadas e eu tinha ainda um pensamento pequeno do tipo: ahhh capaz.. que ideia viajante! Té parece que eu tenho capacidade para isso.

Horrível, né? Sim... também acho.... Hoje eu vejo como era, de certa forma, arrogante em nem aceitar tentar o que havia sido sugerido. Afinal eu tinha perguntado por uma solução.

O milagre da solução só acontece quando a gente dá abertura e chance pras coisas realmente acontecerem. Milagre sozinho não existe!!!



Pensemos... quando alguma pessoa diz que foi agraciada com um milagre divino.. ela fez algo antes porque tenho certeza de que o Divino não faz bingo ou roleta pra escolher quem merece o milagre da vez.

Certamente aquela pessoa, em sua crença, rezou, acendeu uma vela, rezou, fez oferenda, fez promessa.. enfim. alguma ação ela fez sobre isso. Ela não ficou encostada no sofá ou na cama apenas esperando.. porque amigo/a... se assim fosse, a pessoa certamente teria virado só o esqueleto porque ficou apenas esperando.

A solução existe dentro da gente. As ideias vindas de outrem servem pra despertar o que a gente já tem dentro da gente.


Beeeeeijoo!!!


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page